Tendo por base o 1º ciclo de seminários sobre Liderança, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e o MIT Portugal (área EDAM na EEUM) propõem-se lançar um 2º ciclo sobre a mesma temática.

Sessões quinzenais entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017.

Tal como na edição anterior, o objetivo principal é procurar explorar e discutir os vários conceitos de Liderança. Para tal, procurou- se, uma vez mais, incluir intervenientes de diferentes setores da sociedade que possam abordar o tema sobre várias perspetivas, como a militar, a política, a económica, a desportiva ou mesmo a religiosa. O ciclo pretende também contribuir para a formação dos estudantes, do 1º ciclo a alunos de doutoramento, permitindo-lhes adquirir conhecimentos sobre o tema e entender o que motiva e dá origem a casos de "sucesso" de liderança.

Assim, este ciclo de conferências procura dar a conhecer os vários conceitos de liderança pela voz de alguns dos seus atores mais relevante, permitindo, não só trocar ideias sobre o tema, mas também fomentar novas competências vocacionais. Para garantir maior abrangência, as palestras cobrirão um conjunto de tópicos que, não correspondendo à liderança em sentido estrito, estão, sem dúvida, subjacentes à sua prática.

A intenção de transmitir o conceito e os princípios da liderança aos formandos assenta na profunda convicção de ser necessário aliar às competências técnicas outras competências transversais, que lhes permitam suportar as decisões que terão de tomar como futuros profissionais. É nos momentos críticos que competências vocacionais, como a liderança, se tornam relevantes e cruciais. Por último, mas igualmente

importante, estudos recentes têm mostrado que estas competências são também um fator de empregabilidade, designadamente de doutorados, nas empresas.

18 de novembro | 14h30 | sala A3.016, campus de Azurém

- Sessão de abertura "Introdução à Liderança", por Carlos Rouco (Tenente-Coronel, Academia Militar)

Sinopse:

Na exigente era da globalização é evidente uma procura crescente por novos conhecimentos e competências para gerar eficiência e inovação em todas as organizações, públicas ou privadas, essencialmente porque todas incorporam um ambiente complexo e dinâmico. É amplamente reconhecido que os desafios que estas organizações enfrentam exigem ter uma liderança ética, estratégica e eficaz. Em resposta, um pouco por todo o mundo, surgiram programas de desenvolvimento de liderança, assentes num corpo de conhecimento em evolução e utilizando novas ferramentas que, em conjunto, visam promover líderes do pensamento de desenvolvimento. Compreender este enquadramento é o principal objetivo deste seminário.

9 de dezembro | 14h30 | Sala A3.016 (Campus de Azurém)

- Sessão #2 "Liderança e Psicologia da Segurança: Importância e Aplicação", por João Rucha Pereira (Criminalista / Consultor Internacional de Segurança)

Sinopse: No momento em que as ameaças à segurança são cada vez mais transnacionais e intensas, com ataques diários ao nível do cibercrime, a segurança nas empresas e nas instituições é cada vez mais pertinente e atual, sem podermos esquecer as falhas humanas, que também podem trazer grandes prejuízos. Sem segurança não há desenvolvimento sustentável. Os líderes e os futuros líderes têm de estar sensibilizados para estes problemas e agir preventivamente para os evitar.

Registo: https://goo.gl/forms/z1Qel8PwYMibWwko1

16 de dezembro

- João Rosas (Universidade de Aveiro)

6 de janeiro